Prefeitura de Levy Gasparian realiza formação continuada com professores do ciclo de alfabetização

Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nesse contexto, as escolas são ambientes fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, além do aprimoramento das técnicas utilizadas pelos professores, responsáveis por orientar crianças, adolescentes e jovens na busca pelo conhecimento. Por essa razão, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, tem investido na área.

Tendo essa premissa, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação promoveu, no dia 6 de março, a formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização com a professora Mestra em Psicologia e Cognição Social, Paula de Almeida Rinaldi Amarante, com o tema “Alfabetização baseada em evidências científicas”, na E.M. São João Batista, a partir de 18 horas.

Paula Rinaldi explicou que uma alfabetização baseada em evidências é aquela que emprega procedimentos e recursos cujos efeitos foram testados e se mostram eficazes no processo de aquisição da língua escrita. Ela é importante, pois temos em mãos resultados claros que poderão nortear as práticas pedagógicas que facilitarão o planejamento das aulas e que promove uma educação com grandes chances de sucesso. A formadora da noite trouxe exemplos práticos de como a ciência pode facilitar o trabalho do professor em sala de aula com atividades simples e que ajudam qualquer tipo de aluno.

Tal ação faz parte do projeto educacional do município – Levy Gasparian: uma cidade educadora -cujo lema é a qualidade de ensino na prática. O prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a educação gaspariense ao promover a formação continuada de seus professores por entender que a educação é uma das ferramentas de transformação social através da qual todos são protagonistas de sua história de vida e não meros coadjuvantes.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-formacao-continuada-com-professores-do-ciclo-de-alfabetizacao/