Formação continuada com profissionais da Educação Infantil

A Prefeitura do Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou, nesta quarta-feira (18), mais uma formação continuada com os pedagogos e professores da Educação Infantil do município.

A formação foi conduzida pela coordenadora Daniela de Carvalho Almada que, juntamente ao grupo, fez reflexões sobre o repensar das atividades com LÁPIS E PAPEL na Educação Infantil. Parte-se da premissa que boas atividades com lápis e papel podem ajudar no processo de descoberta das crianças sobre o funcionamento do sistema de escrita, quando inseridas em boas práticas docentes. Por outro lado, também se entende que atividades que não tem significado algum para as crianças, cansam e produzem uma experiência negativa, dificultando as possibilidades de construir uma relação prazerosa com a linguagem escrita.

Algumas alternativas metodológicas devem de ser adotadas para as atividades com lápis e papel no contexto da Educação Infantil como: atividades com lápis e papel devem ser apenas mais um recurso e não o principal recurso do trabalho pedagógico, utilizar jogos, brincadeiras com a língua, entre outras vivências de movimento e de interação, Além de priorizar a elaboração de atividades que dialoguem com as suas curiosidades e interesses. Outra alternativa de organização pedagógica é acompanhar e interagir em pequenos grupos para uma mediação mais qualificada.

Após discussão, chegou o melhor momento da formação, momento de praticar o estudo. Para essa formação, além dos jogos pedagógicos que são confeccionados e apresentados nas formações, houve também uma demonstração de como trabalhar na prática com pedagogia de projetos, e o tema foi OUTUBRO ROSA. Desta forma, contextualizamos o tema a proposta de aprendizagem, que nesse caso é sobre o funcionamento do sistema de escrita.

A ação integra um dos eixos de trabalho do governo do prefeito Claudio Mannarino, o projeto Formação Ativa, que visa contribuir para a prática de professores e pedagogos por meio desse percurso formativo com temáticas alinhadas à BNCC e à realidade dos nossos alunos.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/formacao-continuada-com-profissionais-da-educacao-infantil/