Capacitação para professores de letramento textual e 5º ano do EFI

A Secretaria Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian está oferecendo um curso de formação para as professoras de Letramento Textual e do 5º ano do Ensino Fundamental I. Intitulado “O ensino das estratégias de leitura para formação do leitor proficiente”, foi ministrado pelas Professoras Doutoras Luciane Aparecida de Souza (PPGE/ UFJF) e Renata Cristina Das Dores Alves (PPG-Linguística/UFJF). Os encontros acontecem na última quinta-feira do mês. No dia 31 de agosto, os professores se reuniram na Escola Municipal São João Batista, às 18h.

O objetivo principal do curso é abordar estratégias de leitura por meio da interação com textos de diversos gêneros, que irão contribuir para a formação do leitor, em diferentes níveis da Educação Básica. O curso é composto por sete módulos, cada um com duração de 3 horas, em formato presencial. O curso será certificado com uma carga horária de 35 horas, reconhecendo o empenho e a participação das professoras no processo de formação. Além disso, a proposta do curso oferece a oportunidade de retirar o ensino das estratégias de leitura do currículo oculto de Língua Portuguesa, destacando-o como um elemento fundamental no cenário da sala de aula. Isso será alcançado por meio da elaboração e planejamento de oficinas de leitura que promoverão um aprendizado efetivo, dinâmico e interessante para os alunos.

Por meio desse curso, a Secretaria Municipal de Educação do Comendador Levy Gasparian busca fortalecer a formação das professoras, capacitando-as para o ensino eficiente das estratégias de leitura. Portanto, o objetivo é formar leitores competentes e críticos, valorizando a educação de qualidade no município.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/capacitacao-para-professores-de-letramento-textual-e-5o-ano-do-efi/