Secretaria de Educação de Levy Gasparian realiza formação continuada de professores e monitoras da creche e educação infantil

A fim de capacitar os servidores da Rede Municipal de Ensino, a prefeitura de Comendador Levy Gasparian coloca em prática a ação  Formação Ativa. Dessa vez, o público-alvo foram professoras e monitoras da creche e educação infantil. No dia 06 de abril de 2022, às 18 horas, realizou-se a Formação Continuada pelo Google Meet com o eixo do projeto Inteligência Emocional,   através de palestra com a neuropsicopedagoga Roseane Nogueira.

O projeto Inteligência Emocional vem avançando com o grupo sobre a importância do autocontrole sobre os campos emocionais. Isso porque a maioria das nossas habilidades socioemocionais não são estimuladas ou desenvolvidas de forma eficiente.

Geralmente esse aprendizado fica por conta da vida cotidiana, que através dos erros e acertos moldam a forma como lidamos ou mesmo ignoramos esse lado que é tão importante, justamente porque é a base de todos os contextos em que vivemos. Seja no trabalho, estudos, lazer e família, as nossas habilidades socioemocionais são testadas e estimuladas a todo momento e ditam a forma como reagir e se relacionar no dia a dia.

O evento trabalhou as habilidades socioemocionais como um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da inteligência emocional de cada um. Segundo os estudos, elas apontam para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo(intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas(interpessoal).

São aquelas qualidades interiores que a maioria de nós valoriza no dia a dia, mas que por serem subjetivas, quase sempre acabam ficando em segundo plano em relação aos nossos direcionamentos considerados objetivos. Inclusive, a defasagem dessas habilidades só fica nítida diante dos problemas quando se percebe que não estamos aptos para lidar emocionalmente com os desafios enfrentados.

O retorno presencial das atividades exige esse olhar para as emoções, uma vez que se percebe como resultado certa fragilização do professor, dos alunos e familiares frente a esse “novo normal”. Tal projeto faz parte do Projeto Educacional Levy Gasparian: uma cidade educação, do governo Claudio Mannarino, com foco na melhoria da educação do município.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/secretaria-de-educacao-de-levy-gasparian-realiza-formacao-continuada-de-professores-e-monitoras-da-creche-e-educacao-infantil/