A Secretaria Municipal de Educação de Comendador Levy Gasparian ofereceu no dia 14 de agosto, às 17h30, na SME, capacitação para os professores de Letramento Textual e professores regentes do 4º e 5º ano do EFI. As palestrantes do encontro foram a Professora Doutora Vanessa Souza e a Professora Mestra Érica Vieira.
Os temas abordados no encontro foram: A Costura do Texto: Conectivos Lógico-Discursivos; Identificando o tema; Fato ou Opinião? Separando o Objetivo do Subjetivo, além do descritor 12 que é estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcados por conjunções e advérbios abordados pela professora Vanessa. Com o objetivo de ensinar técnicas para os professores identificarem conjunções e advérbios em textos, compreender a função desses conectivos na construção do sentido e na ligação entre as ideias e utilizar conectivos de forma adequada na produção textual. Já os descritores D6 (Identificar o tema de um texto) e D11 (Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato) foram revisados pela professora Érica que trouxe diversas propostas de atividades e rotas de estação para ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de reconhecer o tema principal dos textos apresentados, além de distinguir o que é um fato (informação comprovável) do que é uma opinião (juízo pessoal) em textos, reconhecer marcadores linguísticos de opinião e desenvolver o senso crítico ao ler informações para que os estudantes desenvolvam o senso crítico e uma leitura mais consciente e reflexiva.
Mediado pela Coordenadora Elianete Seixas, o encontro foi extremamente produtivo, dinâmico e acolhedor. Foram abordadas as práticas transformadoras, que não apenas preparam os alunos para o SAEB, mas também enriquecem suas experiências educacionais. Esse trabalho entrelaçando teoria e atividades práticas favorece uma prática em sala de aula mais eficiente e dinâmica no trabalho com os alunos.
Investir na formação continuada daqueles que atuam na educação básica é um dos compromissos da atual gestão do executivo, que entende que o respeito às diferenças é um dos pilares para a construção de uma educação pública de qualidade, na qual o “diferente” possui vez e voz. Juntos, podemos consolidar uma educação que transforma vidas e contribui para um futuro promissor.
