Prefeitura de Levy Gasparian cumpre piso nacional dos professores

O piso salarial dos professores é o valor mínimo que deve ser pago aos profissionais do magistério público da educação básica que estejam em início de carreira e tenham jornada de, no máximo, 40 horas semanais. O valor do piso dos professores é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.
O valor aluno-ano se refere ao valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de estudante na educação básica por ano. O repasse do órgão, por sua vez, advém dos recursos oriundos da arrecadação de estados e municípios. Os recursos também podem advir da União, mas somente quando houver necessidade de complementação financeira, que acontece nos Estados de menor arrecadação de impostos.
O município de Comendador Levy Gasparian reajustará o piso salarial dos professores proporcional às horas trabalhadas, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 para 40h, retroativo a 1º de janeiro deste ano. Para cada carga horária, será calculado o valor do reajuste com base no Piso Nacional, valorizando o trabalho da categoria. Vale lembrar que a folha de pagamento da prefeitura, referente ao mês de janeiro, será paga (antecipadamente) nesta quinta-feira, dia 26.
“A prefeitura vai cumprir o Piso Nacional, priorizando sempre os profissionais e a educação. Não poderíamos deixar de repassar o que é direito da categoria. Quando investimos na educação, estamos investindo em segurança, na qualidade de vida do cidadão e no desenvolvimento da sociedade”, afirma o prefeito de Comendador Levy Gasparian, Claudio Mannarino

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-de-levy-gasparian-cumpre-piso-nacional-dos-professores/