III Jornada Pedagógica

A prefeitura de Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia promoveu, nos dias 1º e 02 de fevereiro, a III Jornada Pedagógica, como parte do projeto municipal de educação, com ênfase na formação continuada dos professores.
No 1º dia, neuropsicopedagoga Thaís Portugal discorreu sobre as bases neurológicas da aprendizagem, ou seja, como o cérebro interpreta, compreende e apreende as informações. Depois, o psicólogo Ueslei Goulart dialogou sobre a dimensão afetiva entre professor e aluno, que é crucial para um ambiente de aprendizagem saudável e produtivo. Essa dimensão pode influenciar o engajamento, a motivação e, até mesmo, o desempenho dos alunos. Um relacionamento empático e positivo pode criar um ambiente de confiança e respeito mútuo, facilitando a comunicação e o processo de aprendizagem.No segundo dia, a doutora em Educação Luciane Aparecida e a doutora em Linguística Renata Alves ministraram sobre Estratégias de Leitura na Base Curricular do 6º ao 9º ano, pela manhã, e Estratégias de Leitura na Perspectiva dos Gêneros, do 1º ao 5º ano de escolaridade, à tarde. Além dos temas tratados acima, a neuropsicopedagoga Thaís Portugal ministrou a oficina Práticas Inclusivas- TEA: da teoria à prática.Na semana seguinte, entre os dias 5 a 9 de fevereiro, os encontros aconteceram em cada escola com a mediação das orientadoras pedagógicas, que reuniram os professores de sua unidade escolar por segmento para alinhar os conteúdos da BNCC com as propostas dos professores, tendo em vista a realidade de cada unidade escolar, para atualização do documento curricular da Rede Municipal de Ensino.
A formação continuada dos professores é fundamental para garantir que os profissionais estejam atualizados com nas melhores práticas de ensino, metodologias inovadoras, novas tecnologias e desenvolvimento profissional. Isso permite que os professores atendam às necessidades em constante evolução dos alunos, promovendo a melhoria contínua da qualidade da educação.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/iii-jornada-pedagogica/

Pular para o conteúdo