Formação continuada para professores do ciclo de alfabetização

A Prefeitura de comendador Levy Gasparian, através as Secretaria de Educação, promoveu, no dia 31 de agosto, a formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização e de Ciências Humanas e da Natureza como parte do projeto “Levy Gasparian: uma cidade educadora”.

A palestrante da noite foi a professora Doutora Luciene Aparecida Souza que discorreu sobre a importância da rotina em sala de aula e das atividades que desenvolvam a consciência fonológica, que é uma habilidade necessária e se apresenta como um elemento facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita. Desse modo, ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades para manipular os sons da nossa língua e assim se apropriar do sistema de escrita alfabética.

Logo após, os professores do ciclo de alfabetização apresentaram as atividades desenvolvidas em sala de aula, tendo como apoio os livros de suporte para alfabetização escolhidos no último encontro de formação. As atividades desenvolvidas tinham o lúdico como elemento norteador no qual os alunos brincaram, contaram, recontaram e foram desafiadas de modo atrativo, leve e prazeroso. Os encontros de capacitação continuada são um importante elemento na qualidade de educação, por isso são feitos periodicamente com os educadores de todos os segmentos.

Tal ação do atual governo reafirma seu compromisso com uma educação, de fato, emancipadora, e com foco na qualidade ofertada aos alunos da rede municipal. Além disso, colabora para uma prática dos profissionais mais consciente ao investir na capacitação contínua e de profissionalização dos seus professores, atualizando e ampliando seus saberes para uma educação ainda mais eficiente e relevante no município.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/formacao-continuada-para-professores-do-ciclo-de-alfabetizacao/