Formação continuada com professores da Educação Infantil

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu, no dia 23 de agosto de 2023, às 17h30, na Escola Municipal São João Batista, a equipe de professores da educação infantil para mais uma formação continuada. O Objetivo do evento desse mês é a discussão e o aprofundamento de dois temas importantes: PLANEJAMENTO – A ENGRENAGEM DA BOA EDUCAÇÃO e A APRENDIZAGEM DAS LETRAS NA EDUCAÇÃO.

O maior desafio do planejamento é organizar as experiências dos alunos para que as intenções educativas sejam revertidas em aprendizagem e desenvolvimento. Em relação ao segundo tema da formação, segundo as diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil e a BNCC, não se alfabetizam a criança nessa fase, mas as práticas de letramento são inseridas nessa fase de forma lúdica e prazerosa. E com esse foco, as formações são discutidas e praticadas com diferentes estratégias, tendo como exemplos: conviver com diferentes suportes de textos, brincar com parlendas, canções, histórias e palavras; participar da elaboração de textos diversos; explorar a utilização da escrita em diferentes situações; expressar hipóteses por meio da escrita espontânea e conhecer-se em relação às suas ideias sobre a escrita.

Para enriquecimento da formação, a coordenadora do 1° ciclo do Município, Rosana Araújo, conversou com o grupo sobre as habilidades preditoras da alfabetização.

O atual governo tem colocado em prática a prioridade na educação e a formação continuada faz parte disso. Propor situações formativas que desafiem os professores a pensar suas práticas e mudar suas ações, se preciso. Buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas de modo a favorecer mudanças no cenário educacional e social.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/formacao-continuada-com-professores-da-educacao-infantil/