Formação continuada

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu, no dia 23 de março de 2023, às 18h, através do Google Meet, a Formação de Professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). O encontro trouxe como temática A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DO DIREITO DE APRENDER e a convidada especial deste encontro foi a professora doutoranda em Educação, Tatiane Moraes.

A palestrante abriu a discussão provocando os professores a pensarem em sua trajetória enquanto estudante e agora enquanto profissional da educação; quais repertórios trariam para o espaço escolar como um lugar em que se posicionam como gestores do processo de ensino-aprendizagem e que escolhas vocês fariam, entre outras. Tais provocações foram importantíssimas para o debate e discussão acerca da temática Avaliação Escolar.

A avaliação da aprendizagem é um instrumento mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos estudantes. O desempenho é uma fotografia do aluno num dado momento, dentro daquilo que se “espera” dele. Não é possível mapear na prova de proficiência o caminhar do aluno, mas o que ele demonstrou conhecer ou não, a performance no momento da aplicação do teste.

Com esse foco, a política pública do Município, representada pelo prefeito Claudio Mannarino, tem o propósito de uma melhor qualidade de ensino e garantir que todo aluno tenha o direito a um ensino eficiente e de qualidade. Por isso, a formação continuada é uma área muito valorizada na educação gaspariense, garantindo mais qualidade ao ensino público.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/formacao-continuada-2/

Pular para o conteúdo