Prefeitura qualifica profissionais da educação infantil

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, visando ao sucesso dos nossos alunos e a qualificação dos nossos profissionais da educação infantil, no dia 20 de setembro de 2023, às 17h30, realizou FORMAÇÃO CONTINUADA presencial, com o propósito de uma reflexão sobre a prática de jogos e brincadeiras com palavras: há um lugar para atividades de análise fonológica na educação infantil?, a partir do texto de Eliana Borges Correia de Albuquerque e Ana Carolina Perrusi Brandão.

Neste estudo, as autoras abordam o processo da descoberta da dimensão sonora das palavras a partir de atividades de análise fonológica que são fundamentais para a contribuição do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, que se inicia na etapa da educação infantil. “É preciso conscientizar nossos professores estejam atentos aos interesses infantis, que observem o que as crianças já sabem e o que ainda precisam saber para que se aproximem do mundo da leitura e da escrita em uma atmosfera lúdica e investigativa”, segundo Daniela de Carvalho Almada, coordenadora de Educação Infantil do Município.

No segundo momento do encontro, partiu-se para a prática, através de atividades e possibilidades que desenvolvem a consciência fonológica através de: cantigas de roda, rimas, parlendas, trava-línguas, jogos, livros de literatura infantil e atividades de jogos adaptadas como: Jogo do Sorvete de matemática, Alfabeto de picolé, Combo de Pareamentos, Pareamentos de 0 a 10, Caça rima, etc.

Essa ação faz parte do projeto “Formação Ativa” da Secretaria Municipal de Educação, consolidando o plano de governo do Prefeito Claudio Mannarino, que visa à formação integral dos nossos alunos, equidade, inclusão e socialização para um mundo mais justo e igualitário.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-qualifica-profissionais-da-educacao-infantil/