Prefeitura promove formação de orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu nos dias 11 e 12 de julho de 2023, na Biblioteca do CIEP, a Formação Continuada com os Orientadores da Creche ao 9° ano do Ensino Fundamental II. Os temas da formação desse mês foram: FECHAMENTO DO 1° SEMESTRE; AMA (Avaliação Municipal de Aprendizagem); PROTOCOLO DE LEITURA; SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica); PREENCHIMENTO DA SÚMULA, FORMATURA DO PROERD E FESTA JULINA DA EDUCAÇÃO NA PRAÇA.

Os temas foram articulados pelas coordenadoras responsáveis dos segmentos: Daniela de Carvalho Almada – Educação Infantil e Equipe de Orientação, Rosana dos Santos Oliveira Araújo – do fundamental I, Elianete dos Santos Mattos Seixas – do fundamental I, Érica de Carvalho Vieira Ferreira – do fundamental II, Luciane Aparecida de Souza – do Tempo Integral e Protocolo de Leitura e Adriana Guimarães Marques – dos projetos da Secretaria de Educação. Cada coordenadora orientou o grupo quanto ao fechamento do 1° semestre, direcionando para o planejamento e comprometimento da equipe para o 2° semestre.

No segundo momento da formação, houve uma palestra com o psicólogo Ueslei Goulart, para fortalecer o trabalho com o tema: LIMITAÇÕES QUE IMPEDEM O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM EXERCER SUAS FUNÇÕES COM MAIOR EFICÁCIA. A sobrecarga de trabalho, as cobranças da escola e das famílias, bem como a auto exigência dos próprios professores / ou profissionais da rede em relação ao seu trabalho, estão na raiz da ansiedade que esses profissionais apresentam. O objetivo é a construção emocional através de técnicas de gestão emocional, exercícios de autoafirmação e técnicas de relaxamento para o autoconhecimento, além de buscarmos motivação para assumirmos nosso papel profissional.

O município tem contado com a participação e dedicação dos orientadores e coordenadores nesse trabalho. Promove Formação Continuada continuamente, pois a ideia é fortalecer as atividades pedagógicas nas escolas. Afinal, são as orientadoras que atuam nas unidades de ensino junto à gestão escolar, já que a escola tem a função de ser espaço de otimização dos processos de aprendizagem e dos processos de construção dos cidadãos.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-promove-formacao-de-orientadores-pedagogicos-da-rede-municipal-de-ensino/