Dia 18 tem mobilização em Levy Gasparian

Dia 18 tem mobilização em Levy Gasparian

Dezoito de maio é data nacional de mobilização relacionada a dois delicados assuntos: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a luta antimanicomial.

Visando promover a conscientização e discussões sobre os referidos temas, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Assistência Social, CMDCA, Secretaria de Saúde e CAPS, estará promovendo uma mobilização, marcada para acontecer a partir das 09 horas, na Praça Joaquim José Ferreira, centro.

A mobilização pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, irá até a Barreira Fiscal, no bairro Gulf, conscientizando caminhoneiros e motoristas em geral sobre o assunto.

Vale lembrar que a data foi escolhida para lembrar a sociedade brasileira sobre a menina Araceli Cabrera Sanches, sequestrada em 18 de maio de 1973, então com 08 anos, sendo drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso teve grande repercussão na época, mas o silêncio, o medo, acabou por decretar a impunidade dos criminosos.

Já o Dia da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto púlico a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.

Link permanente para este artigo: https://www.levygasparian.rj.gov.br/dia-18-tem-mobilizacao-em-levy-gasparian/

Pular para o conteúdo